Uma série de estudos realizados nos últimos dez anos convergem ao apontar o crescimento com lucratividade como a única forma das empresas gerarem valor sustentável para os seus sócios e acionistas.
Apesar disso, a realidade das empresas, mostra que poucas conseguem manter presentes esses dois objetivos durante a sua trajetória.
Na realidade, em especial as empresas de software e serviços, tendem a enfrentar a partir de certo ponto de sua trajetória, uma dificuldade muito grande de lidar com o grande número de novos projetos e iniciativas o que acaba por corroer a sua lucratividade e limitar o seu crescimento.
Para essas organizações, é como se as fórmulas e soluções que funcionaram no passado, tivessem repentinamente deixado de dar certo.
Nesse momento, uma primeira reação daqueles que estão à frente da gestão, é atribuir as dificuldades ao mercado, à concorrência desleal ou qualquer outro fator externo à empresa, o que impede que as ações necessárias sejam tomadas.
Utilizando ferramentas de diagnósticos, gestão por indicadores, métricas específicas do setor, benchamrk e modelos de gestão baseados nas melhores um projeto detransformação de resultados permite que a empresa identifique e elimine os fatores limitantes do crescimento e da lucratividade, assumindo um novo patamar de desempenho através de iniciativas que buscam:
-
Elevar o Faturamento
Otimizar Custos
Rentabilizar Clientes e Produtos
Alavancar Relacionamentos e Alianças
Para o sucesso das iniciativas é fundamental que os gestores (e sócios envolvidos na gestão) e uma equipe de consultores experientes, trabalhem de forma próxima e comprometida com os resultados em todas as etapas do processo de transformação. Da análise do desempenho histórico, passando pelo diagnóstico sistêmico e abrangente da situação as is, pela geração dos planos de ação para maximizar o desempenho da empresa, e pela definição e adoção das novas métricas de acompanhamento e gestão da empresa.